quarta-feira, 23 de abril de 2008

A Importância dos Specialist Games

"Ah, é legal mas é caro..."

"Eu até compro, mas não tenho tempo para pintar..."

"Achei táticamente fraco..."

"Ocupa muito espaço!"


Olá novamente, senhores. Não tenho dúvidas que vocês já ouviram estas ou outras semelhantes frases que mostravam que o nosso hobby é legal mas, bem, sempre tem um problema ou outro. Encarando essa problemática de frente e tentando encontrar uma solução que não girasse em torno de coisas que não posso resolver, creio ter encontrado uma solução viável em nosso contexto para os principais problemas que afetam o hobby de miniaturas:

- Disponibilidade de tempo para se jogar

- Disponibilidade financeira para comprar os utensílios de jogo

- Disponibilidade de espaço para guardar os cenários e miniaturas

- Conhecimento ou noções da língua inglesa

Ao analisar essas questões, me lembrei, após um tempo, dos velhos zumbis da GW: os Specialist Games. Jogos que, segundo muitos, eram tão legais que foram retirados de produção pela GW por estarem tirando o brilho dos jogos principais da empresa, que são o Warhammer Fantasy, Warhammer 40K e o Lord of the Rings. Atualmente, tais jogos encontram-se em estado de "dormência", com regras novas e não oficiais sendo criadas por comunidades de fãs realmente engajados e, muitas vezes, inconformados.

Para fins de nota, tais jogos são o Bloodbowl, Necromunda, Epic, Warmaster, Mordheim,Battlefleet Gothic, Inquisitor e Battle of the Five Armies. A maioria deles é coberta na sessão de Specialist Games daqui do fórum ou ainda no www.specialist-games.com

Esse artigo não se aprofundará mais nos jogos em específico, já que esse é objeto de outros textos. Vim lhes falar do que tais jogos tem em comum:

- Todos, excetuando o Epic, Warmaster e Battle of Five Armies exigem menos miniaturas para se jogar do que a típica partida de um dos 3 jogos principais da GW

- A quantidade de miniaturas para se pintar também é menor, principalmente na linha skirmirsh*

- O investimento inicial para estar-se competitivo e com um grupo/army completo nestes jogos tende a ser menor, desde que observada a pesquisa de preços.

- Os cenários usados para jogar-se tais jogos tendem a ser menos numerosos e o espaço físico necessário também tende a ser menor.

- Não existe a pressão por compra de codices e de novas atualizações, visto que os jogos foram descontinuados e as regras básicas e atualizações feitas por fãs podem ser baixadas na internet.

- A quantidade de regras para se estudar também tende a ser menor, principalmente na linha Skirmish*.

- É possível adaptar-se com bastante sucesso o uso das miniaturas que já são usadas nos nossos jogos convencionais de 40K, Fantasy ou LotR para a linha Skirmish* dos Specialist Games.

- O fator de diversão destes jogos costuma ser muito longo e duradouro, visto que a maioria foca em campanhas, inclusive com consequências entre os jogos.


Um ponto negativo, porém, é que aqueles que têm dificuldade com a língua inglesa terão a mesma dificuldade para entender as regras dos Specialist Games. Ainda assim, acredito que, pelos motivos assinalados acima e pelas conclusões que surgem após a análise dos mesmos, é muito mais fácil e proveitoso para o iniciante integrar-se ao mundo dos jogos da GW através de um Specialist Game, aonde ele terá, com um investimento menor, uma satisfação que talvez ele não tivesse se estivesse jogando uma partida de um dos três jogos principais, só que com menos pontos.

Considerando que acredito que é imperativo que qualquer jogo de miniaturas aqui no Brasil apresente-se de maneira inclusiva para que assim possa conquistar público, os Specialist Games, a meu ver, podem assumir essa função. Ao invés de mostrar uma realidade na qual o iniciante terá que passar muito tempo comprando miniaturas e pintando-as para que ele alcançe uma pontuação adequada para combate, não seria muito mais estimulante dizer: "12 miniaturas e você estará equiparado a todos os outros".

Pensem nisso.

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