domingo, 11 de janeiro de 2009

Ano Novo - Neurose

Ano novo
Mesmas contas à pagar
Reprovado no vestibular
Cursinho para cursar
Sem dinheiro para pagar
Amigos para aconselhar
Conselhos para modificar
Essa neurose fórmica de pensar
Alguém, precisa me ajudar
Mas não tenho dinheiro para dar
Tenho rima, neurose e vestibular
Reprovação no vestibular

Raiva humana, medo, ansiedade, cognição
Tudo mais ou menos estável dentro do meu coração
Clonazepam ajuda, dia sim, dia não
Eu preciso de ajuda que não venha da medicação
Mas você, você vai me ajudar?
Você vai contribuir ou pagar?

Hoje tanto é dinheiro
Dinheiro que não tenho
Dinheiro que quero
Para pagar
Dinheiro para passar no vestibular

"O termo neurose foi criado pelo médico escocês William Cullen em 1769 para indicar "desordens de sentidos e movimento" causadas por "efeitos gerais do sistema nervoso". Na psicologia moderna, é sinônimo de psiconeurose ou distúrbio neurótico e se refere a qualquer desordem mental que, embora cause tensão, não interfere com o pensamento racional ou com a capacidade funcional da pessoa. Essa é uma diferença importante em relação à psicose, desordem mais severa."

"Todas as pessoas têm alguns sintomas neuróticos, freqüentemente manifestados nos mecanismos de defesa do ego que as ajudam a lidar com a ansiedade. Mecanismos de defesa que resultam em dificuldades para viver são chamados "neuroses" e são tratados pela psicanálisepsicoterapia/aconselhamento, ou outras técnicas psiquiátricas."

Nenhum comentário: