sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Opinião


Opinião


Quem precisa de opinião?
Eu preciso e você não?
Errados ou cobertos de razão
Todos então têm opinião!

Chegamos então a conclusão
Que isso tudo pode dar em nada
Ou a conversa pode ser salvação
Para quem segue por sua estrada
Que de tão própria, nem sempre é compartilhada!
E para quem a compartilha demais!

Ah, sei, lá! Para mim, tanto faz.

Será questão de educação
Ou puro medo de ferir
Quando você nega tudo por dentro
Mas por fora, continua a rir?
-------------------------------------------

Eu tomei partido, que, na vida, há o respeito sincero do calar e  do falar. Eu opero no pólo ativo do negócio, nas palavras não ditas sem vontade, na opinião ácida quando pedida (e às vezes também quando não pedida), em quase nunca ficar neutro, em crer no respeito que é dado pelo fato de que eu quase nunca faria quase nada que não quisesse e que os que estivessem ao meu lado soubessem que eu estaria ali, sendo aquilo e agindo como tal, de corpo inteiro.

Existe, também, nas terras de além-mar, os que cultivam o senso de respeito que advêm do "suportar" a opinião contrária por acreditar que a menção do pensamento adverso não muda nada ou por não ser importar com aquele contexto de pessoa-opinião-situação a ponto de querer mudá-lo. Este também é o sábio calar e pensar antes de agir, isso é algo importante em um mundo que pede bastante prudência. É a manifestação do respeito que advém da não tentativa de contrariar o outro ao talvez ferir seus símbolos com a manifestação do que se pensa.

Há muito tempo, ou talvez ainda eu um dia ruim, talvez eu pense sobre isso:

"Gente apática! Ficam aí aceitando enquanto estão condenando por dentro!"

"Se não condenam, ficam agradando ao permanecerem inertes sobre algo que não lhes representa. Pior, sobre algo que talvez os incomode"

"Eles são...diferentes! Deus me defenda das diferenças!!!"

E é assim que o mundo está acabando, sofrendo de uma osteoporose que está ficando mais rápida.

Hoje, pelo menos durante os dias bons e alguns dias ruins, vejo essa questão como um diagrama de forças opostas e que descambam no mesmo local.

Porque, quando se deixa de tentar provar, tudo flui e abrem-se as janelas e portas do aprendizado mútuo e da cooperação tranquila. Ah, eu preciso tanto de tranquilidade.
---------------

Adendo:

"Yin (literally the 'shady place' or 'north slope') is the dark area occluded by the mountain's bulk, while yang (literally the 'sunny place' or 'south slope') is the brightly lit portion. As the sun moves across the sky, yin and yang gradually trade places with each other, revealing what was obscured and obscuring what was revealed"

Yin, literalmente (Lugar sombrio ou encosta norte), é a área escura oculta pelo corpo da montanha, enquanto o yang (literalmente lugar ensolarado ou encosta sul) é a parte iluminada. Enquanto o sol se move através do céu, ying e yang gradualmente trocam de lugar um com o outro, revelando o que estava escondido e obscurecendo o que estava revelado.

" yin and yang are thought to arise together from an initial quiescence or emptiness (wuji, sometimes symbolized by an empty circle), and to continue moving in tandem until quiescence is reached again. "

Acredita-se que o ying e o yang surgem de uma quiescência ou vazio (Wuji) e que continuam a mover-se e oscilar até novamente atingir o vazio. 

Possuem então, as seguintes características:

Yin and yang are opposing

São opostos

Yin and yang are rooted together

Têm a mesma origem ou enraizamento.

Yin and yang transform each other

Transformam um ao outro.

Yin-yang are balanced

São dinâmicamente equilibrados.


Curiosamente, este conceito de equilíbrio não é o mesmo para a origem taoísta do símbolo. O ying e o yang são equilibrados em suas diferenças, gerando uma harmonia opositora, uma demonstração curiosa do papel das diferenças e do vínculo real que existe entre coisas que aparentemente não têm nada a ver. Conceitos, conceitos!

Nenhum comentário: