sexta-feira, 23 de julho de 2010

Começou

E que venham, pois não pretendo cair sem dar um trabalhão antes.

Ou ao menos uma luta.

O processo de afastamento de minha mãe e de seu companheiro começou. Atenção maior ao sair e, pelo menos por hoje, vejo-me obrigado a ficar aqui até as 19:00, ao menos. No mais, Wilhelmina está a salvo por estar longe, descansando em sua residência de verão em Whitby. Vou encarar a possibilidade da morte como encarei e encaro o mistério da vida: com assombro, um pouco de medo, curiosidade e tentando não desanimar.

Sim, eu gosto do Charlie Brown Jr. Vivo dizendo que o Chorão se esteriotipou de tal maneira que isso dificulta a apreciação de sua poesia que, em minha opinião, é bem interessante. Lembro-me de um trecho de uma música chamada "O Preço".

Dei um trocado pra um pivete no farol
Olhei pro lado estava o pai, pensei
“velho filho da puta , explorador!”
Mas vai saber...sei lá...cada um tem sua historia
Eu estou aqui pra aprender , não pra julgar
Quem pode me julgar ?

Graças a Deus , eu não tive um pai assim
Meu pai um grande homem,
Me ensinou como ser homem também
Longe do velho eu passei fome
Isso é passado, amém


Realmente, estou embarcado nesse contínuo e difícil processo de julgar menos, analisar os fatos de maneira mais imparcial, crivá-los e emitir uma opinião mais próxima do que é parciomonioso e verdadeiro. Nossa, como é difícil....ademais, minha mente está saturada de notícias ruins, me é difícil permanecer imparcial.

Mas graças, meu pai foi um grande homem e me ensinou como ser homem, também.

Pena que não consegui aprender tudo, que interpretei mal algumas lições e que a vida ensinou o que ele não pôde ou não conseguiu. Mas que ele foi um grande homem, sei que minha opinião é totalmente viciada, ele foi.

Espero, ao galgar nos passos e pedras da encosta do amadurecimento, tornar-me, ao menos, como ele. Se possível, superá-lo no que ele era bom e tentar não cometer os mesmos erros que cometeu.

Longe dele, em semelhança com a música, quase passei fome. Mas isso é passado.

Como diria um mito grego cuja origem não consigo traçar agora, um homem, ao pegar seu filho recém-nascido e ainda sujo de sangue, ergueu-o aos céus e bradou:

"Zeus! Permita que ele seja maior que eu!"

E que assim seja para comigo e meu pai, que assim seja para com meus filhos. Que eles sejam maiores que eu.

Isto é, se eu sobreviver mais uns seis meses e não aparecer no Patrulha Policial, morto e jogado em um matagal da periferia. Quanto à minha morte, pouco sei: de minha vida, alguma coisa retenho. De meu passado, muito aprendi.

No mais, há ensaio hoje com meus bons e velhos amigos: uma jam session esculhambada, sem repertório definido, que vai servir mais para agregar a todos e comemorar a presença de Yuri e Tabor na cidade. Como queria uma máquina fotográfica...espero que alguém leve uma. Preciso de uma foto com todos juntos, preciso deles próximos a mim, mesmo que em uma foto amarelada.

Depois da Jam, vamos desaguar na Ribeira. Enfim...

Muito stress, um desabafo necessário e que muito me aliviou, choro, ansiedade querendo me fazer vomitar, risco de atentado, Wilhelmina à salvo, meus amigos na cidade.

It's a good day to die, indeed. Todos estariam próximos, até mesmo os que moram fora.

Mas Cláudia, em sua sapiência, me ensinou que eu que não devo querer ser enfiado em um caixão para ficar chamando à atenção de ninguém. Quero vida e sorriso: é disso que preciso.

Would it be a good time to die, actually? Morrer com os seus queridos por perto é confotável para o moribundo, talvez para alguns dos ficantes, mas que causa uma confusão maior, isso sim.

E eu estou cansado de causar confusões e bagunçar os mundos das pessoas. Eu quero harmonia e simpatia, convivência e paz, apesar da entropia.

Minha frase de efeito, "Já passei por piores.", continua sendo válida. O problema é que, quando mais a falo, por mais sofrimento já passei. Quanto mais sofro, mais tenho autoridade para falá-la. É uma maldição que se retro-alimenta:

Quanto mais durão, calejado e experiente eu fico, mais morto por dentro eu me torno.

Como diria o título da música do Charlie Brown Jr.

"O Preço"

Epa...o interfone acabou de tocar. Será ele? Começou?

Orai pelos que te perseguem
Bendizei os que te maldizem
Perdoai os que te caluniam
Relevai os que te perturbam

Como é difícil seguir isso. Como....

Nenhum comentário: