terça-feira, 20 de julho de 2010

Ingratidão

Vez ou outra, falo que Flávio Gikovate, psicoterapeuta paulista, é um homem de idéias pertinentes. Conheço-o desde que ele desmistificou a relação altruísmo x egoísmo e também sigo-o no Tweeter.

"A ingratidão também tem a ver com a inveja: quem recebe e não pode retribuir se sente por baixo, humilhado. Se afasta ou sai falando mal."

Achei ótima esta colocação dele. E, querem saber? É mais ou menos por aí mesmo. Eu vim, vi e não venci, mas que vi, vi.

Um comentário:

clara disse...

às vezes é bacana alguém descer do mundinho paralelo que criou e encarar a realidade, os fatos: não existe esse homem generoso que criou. dar é algo que você definitivamente gostaria, porque você tem essa imagem de bom moço de si. mas é só uma imagem. verdadeira em alguns pontos, totalmente equivocada em outros.

de onde tirou que foi generoso no seu último relacionamento? eu não vi generosidade nenhuma ou bem pouca. vi muita pressão verbal e não verbal. generosidade e doação foi algo que você jamais conseguiu alcançar. não se iluda, naquele relacionamento você ficou longe de qualquer Spider Man. só você não enxerga seu próprio egoísmo. eu não estou lhe culpando. há algumas verdades que você mesmo reconhecia até um tempo atrás: nunca soube ser útil, nunca soube ser suportivo, trazer paz, tranquilidade, tudo que era necessário na época. aliás, tudo o que uma mulher precisa em um relacionamento. você só sabia ser um menino mimado esperneando por atenção. você tentava dar algo, mas parecia mais estar esperançoso da resposta que isso traria que qualquer outra coisa, numa ansiedade maior que você. era isso que você transparecia (frise-se).

aos quatro ventos você sai proferindo o contrario, mas encare a realidade: naquele relacionamento você ficou muito longe do Fitzwilliam Darcy que quer parecer ser.

e então toma sua própria frustração por ingratidão, inveja alheia. ah, tenha dó... you're clever than that - e você sabe disso, foi exatamente por essa característica (e outra particular) que tudo aconteceu, lembra?

espero que consiga superar isso sem tanto rancor, por não ter conseguido o que queria.

só comentei tudo isso, porque gosto de você - acredite, eu gosto de você. mas mais de uma vez nesse blog eu me espantei (e me diverti um pouco) com as discrepâncias entre fatos e os "fatos" paralelos que tira da mente, ou sobre como você se vê e como os outros te veem - ou pelo menos como eu o via e o vejo.

não tive (nem tenho) intenção nenhuma de magoar você, mas a gente fala o que quer, né? você prova isso com esse blog e com o que fala por aí. mas nem sempre tudo que esta aqui vai representar a verdade. são só pontos de vista de alguém magoado - e que tem grande opinião sobre si mesmo a ponto de tentar analisar o que você só pode imaginar... é difícil tentar adivinhar as motivações dos outros, principalmente conhece alguém tão pouco.

de qualquer forma, é terápico. até tenho dúvidas sobre dar enter nisso... como disse, só fiz por duas razões: porque, 1, gosto de você e acho que as pessoas que gostam da gente deveriam exercitar mais dizer o que pensam de nós mesmo quando nos acham equivocados e, 2, porque muita gente acaba tomando o que põe aqui e o que fala como verdade. não necessariamente o são.

mas veja só, dessa vez, pode ser eu quem estou pensando que isso aqui é sobre mim (o historico ajuda a pensar isso). mas posso estar equivocada, como você mesmo já esteja algumas vezes. de qualquer forma, acho que estou ouvindo muita coisa e quieta há tempo demais.

enfim, como você mesmo gosta de dizer: fiquemos em paz.